Peças encontradas em sítios arqueológicos nos anos 70 são expostas em museu de Pereira Barreto

2018-09-08 14:02:00

Acessos: 19
Peças encontradas em sítios arqueológicos do noroeste paulista estão expostas no Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto (SP).

Vasos, urnas funerárias e um machado em pedra polida com tradições típicas Tupiguarani são peças que formam uma rara coleção. Elas foram localizadas em sítios descobertos durante o resgate arqueológico da represa de Ilha Solteira (SP), bacia do Rio Paraná, em 1971.

O material foi datado e acondicionado para pesquisas científicas, pois ajudam a traçar o contexto histórico e cultural do grupo que habitava no noroeste paulista há mais de 2 mil anos.

O museu onde as peças foram colocadas fica na Rua Hajime Fujimoto, 1000, no Centro de Pereira Barreto.

Arqueologia na região
O interesse arqueológico pela área começou no início dos anos 1970 por causa da construção da Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira no Rio Paraná.

Grande quantidade de material cerâmico e artefatos de pedra foram recuperados durante as pesquisas. A partir do estudo das peças, os arqueólogos concluíram que os objetos pertenciam aos povos horticultores.

Depois das pesquisas, a usina entrou em funcionamento e a maioria dos sítios arqueológicos foi inundada.

Site desenvolvido através de Projeto apoiado por:

© 2022 - 2024 - Associação de Amigos do Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto - SP